Casas impressas em 3D

Não podia faltar uma seção de tecnologia no blog. Sou estudante de engenharia elétrica e apaixonada por invenções megalomaníacas. É muito interessante estudar formas de mudar o mundo, ajudar a resolver problemas de todas as áreas, facilitar a vida das pessoas, entre outras atribuições de um engenheiro. Por isso resolvi escrever essa primeira matéria sobre empresas que estão investindo na tecnologia que possibilitará IMPRIMIR casas. Todos nós deveríamos entender os impactos, as vantagens e a evolução das impressoras 3D.

Por enquanto, divulgado na mídia, existem apenas duas iniciativas de projetos desse tipo. Em Amsterdam, o projeto é o 3D Print Canal House, uma casa de plástico com requinte arquitetônico que servirá como centro de pesquisa quando estiver pronto.  A outra é em Shanghai, que apesar de ter ficado famosa por casas simples, já realizou projetos grandes com a impressora, como o escritório da firma de engenharia WinSun Decoration Design Engineering Co.

3D-house-e1397559280268

A principal diferença dos dois projetos é a forma e o material que a impressora usa para imprimir.

Na casa inspirada nas famosas casas à beira dos canais de Amsterdam eles usam a mesma tecnologia das impressoras 3D portáteis. Em parceria com a fabricante de impressoras 3D convencional Ultimaker e o Fablab Protospace os pioneiros da DUS Architects montaram uma impressora 3D gigante, a KamerMaker, que irá imprimir com plástico reciclado e corante cada “bloco” da casa, depois eles irão juntar as estruturas como se fossem peças de LEGO. Achei um vídeo (em inglês) que explica o projeto.

kamermaker-wordpress181-1024x723-317335

Já na China, os engenheiros estão trabalhando na impressão de casas de concreto reutilizado e outros entulhos. Essa técnica não permite a impressão de telhados e ainda não consegue imprimir muito além de estampa nas paredes e cores diferentes. No entanto, os pioneiros já conseguiram imprimir 10 casas simples em um dia. Outra coisa interessante desse projeto é que a impressora cobre toda a área de construção e imprime tudo de uma vez, sem a necessidade de construir por blocos. Confira o vídeo (também em inglês).

house-3d-printed-shanghai-new-photo-2

O que acho mais legal de tudo é que as duas empresas se preocuparam com a sustentabilidade da ideia e os impactos que suas criações podem ter no mundo.

Gostaram da iniciativa? Não se esqueçam de comentar e dar sugestões para mais matérias desse tipo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s